Musicoterapeutas na Inauguração do CAPSi – Camaçari
Na solenidade de inauguração do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – do município de Camaçari -Bahia, os musicoterapeutas Aline Góes e Leonardo Cunha saudaram as crianças, adolescentes, familiares, profissionais de saúde e autoridades presentes com um repertório musical alegre, dançante e convidativo à reflexão sobre o lugar da infância e juventude na atenção em saúde mental. Os dois musicoterapeutas integram a equipe técnica deste novo equipamento, composta também por: psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro e técnicos de enfermagem, psiquiatra, psicopedagogos, fonoaudiólogo, educador físico, terapeuta de família, assistente social, entre outros. O serviço conta com salas de grupos, de oficinas, de atendimento individual, além do espaço de convivência e salas administrativas e de equipe técnica. O CAPSI funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Abrantes, N. 379, Bairro Inocoop.
Nesta solenidade, a musicoterapia baiana celebra também o reconhecimento da Gestão de Saúde de Camaçari em garantir a continuidade da presença de musicoterapeutas no município, via concurso público. Desde 2007, o município oferece o atendimento de musicoterapia ao público adulto com transtornos mentais e sofrimento psíquico intenso, no CAPS II da Orla. Com o concurso público No 002/2010, foram convocados cinco musicoterapeutas, sendo que quatro tomaram posse: Cristiano Lima, no CAPS II da Orla, Antônio Durval Santana, no CAPS ad, Leonardo Cunha e Aline Góes (ambos no CAPSi)
Segundo Aline, “havia uma grande expectativa por parte da equipe e do público assistido da chegada desta abordagem no serviço de saúde mental da infância e adolescência, uma vez que a música acessa o sujeito de forma envolvente, ao mesmo tempo em que o organiza e permite conectar-se com novos sentidos, ampliando sua percepção”. Leonardo complementa que “a graduação em musicoterapia prepara o profissional para lidar com situações complexas de atenção à saúde e aos riscos sociais, sendo que as técnicas musicoterapêuticas têm a vantagem de abrir canais de comunicação e quebrar barreiras físicas, emocionais, de linguagem ou mesmo territoriais. A música se desloca no espaço temporal e pode assim estar presente nas praças, escolas, na casa do paciente ou no leito de um hospital, acolhendo o sujeito e transformando seu estado de espírito”.
O prefeito Ademar Delgado e o secretário de saúde Washington Couto prestigiaram a apresentação musical, composta por Aline (voz e violão), Leonardo (voz e guitarra) e os colegas do CAPSad Jairo e Dino, na percussão, além da presença dos irmãos Gustavo e Augusto, jovens assistidos pelo CAPSi. Esperamos que a boa apreciação musical tenha servido como um gostinho de “quero mais”, sensibilizando a abertura de novas portas nos diversos serviços de saúde e assistência social do município.
Ver outras notícias em:
http://www.camacari.ba.gov.br/2010/detalhe_noticia.php?cod_noticia=19472
http://www.nossametropole.com.br/capsi-foi-inaugurado-em-camacari/#.VQrUqPmsidk
Parabéns Aline e Leonardo. A Musicoterapia brasileira é fortalecida com as ações e conquistas de vocês.
Maravilha Leo!!!
Parabéns Leonardo e demais colegas! Sucesso e bom trabalho!
Quero agradecer pelas mensagem recebidas, e assim, que possível continue mandando mas informação.